Novo conceito!

sábado, 15 de novembro de 2008


Se você lê crítica literária, filosofia, ou tem contato com pessoas que estudam esses assuntos, provavelmente já ouviu falar na palavra dialética. É um conceito cheio de significados, dependendo do ponto de vista que você usa para analisá-lo. No Aurélio (o meu é um pouco antigo!), a definição é: “a arte do diálogo ou da discussão” .

Quando discutimos um assunto, utilizando vários argumentos, teorias diferentes, e defendemos nossa posição dentro de um tema, estamos usando a dialética no sentido que esta palavra tem no nosso dicionário básico.

No entanto, há uma outra arte que surgiu, talvez há milhares de anos atrás, mas que só se firmou agora e ainda nem possui uma teoria que a defina: a enrolética.

A enrolética consiste numa discussão em torno de nada, que leve a lugar nenhum. São discursos com a única finalidade de enrolar o ouvinte (daí a origem do nome) com exposições superficiais, geralmente sobre vários assuntos ao mesmo tempo, justamente para que o ouvinte não consiga refletir sobre este e fazer qualquer tipo de pergunta, pois, caso contrário, atrapalharia o raciocínio!

Na enrolética, o orador cativa os que o assistem, através do princípio da comoção (está em algum lugar na análise de Aristóteles sobre o discurso), fazendo, assim, com que este ouvinte permaneça atento durante a sua palestra. Este método é bastante utilizado por pessoas que lidam com o público, professores, advogados, vendedores, blogueiros (eu!), etc.



Nenhum comentário:

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS