Sobre elevadores

quarta-feira, 11 de março de 2009


Há uns dias atrás, quando entrei normalmente no elevador para sair para o almoço, deparei-me com a empregada de um dos andares. Ela era negra, e usava um uniforme azul claro, com avental branco, de renda, gorro azul claro, e, vejam que incrível, MEIA CALÇA BRANCA E SAPATO BRANCO.

Ela estava linda, parecia uma boneca em sua meia calça branca, em seus sapatos brancos lustrosos... Há quantos anos eu não vejo meias calças brancas, quanto tempo... e sapatos, brancos, vernizados.

Eu queria dizer a ela que estava linda, mas acho que ela não compreenderia. As pessoas não veem (sem acento, droga!) beleza nas coisas simples, como meias e sapato branco.

Além disso, há o problema dos elevadores. Não se conversa em elevadores.
Uma vez, um senhor, na fila do elevador, percebeu minha tatuagem pela manga da camiseta, e perguntou "o que está escrito no seu braço?". O elevador chegou, respondi e mostrei,"é uma flor", e entramos no elevador e nos calamos.

Uma vez, entramos no elevador meu chefe e eu. Falamos sobre o tempo, "como está quente!", com longas pausas de silêncio, esperando chegar em nosso andar. Ele não sabia que não se conversa em elevadores. Eu sei, mas QUERO falar.

Quando há muitas pessoas no elevador, e uma quer conversar, as outras se calam, não respondem, e continuam a olhar para o vazio que há além da porta. Elas sabem que é proibido.

Eu falaria com a empregada de uniforme azul e avental branco. Diria a ela que seus sapatos e sua meia calça são as mais lindas de São Paulo. Ela não responderia, olharia para o ponto fixo além da porta, e me deixaria sozinha, admirando-a.

4 comentários:

Mila disse...

rs...eu falo amiga...geralmente qd fico tensa...e é isso q me causa elevadores...eu saio falando...e n sou assim...sou bem reservada...mas qd quero ser comunicativa ng me segura...isso qd o elevador n tem espelhos...pq se tiver...eu esqueço td...fico lá ...pensando na sorte de ser mulher e amar meu cabelo...deveria ter falado c a móça...de uma forma ou de outra iria fazer diferença na vidinha dela...assim como faz td diferénça o carinho q recebo de ti...essa semana tava azedinha p mim...passou...mil bjs...lindo post...

Salve Jorge disse...

Elevador
Releva dor
Releva amor
Qualquer assunto
Esse povo todo junto
Releva
Enquanto se eleva
Revela
A sequela
Do conjunto...

Anônimo disse...

nossa, mesmo sendo proibido eu falo, puxo assunto, sou inquieta, não consigo me calar! :x
E quanto às coisas simples, ah, essas sim são maravilhosas! beijos

Anônimo disse...

Ola, estive visitando este lindo blog, e adorei seu cantinho.Gostaria de fazer parceria com seu blog, com trocas de links.Você adiciona o link do meu blog no seu e eu adiciono o link do seu blog no meu;Assim nossos leitores poderão interagir.Tenho um banner também se quiser adicionar.Aguardo resposta.Um abraço.

http://poemasepoesias-blog.blogspot.com/

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS