Mundo, mundo, vasto mundo... Considerações sobre Santiago, Chile

domingo, 8 de maio de 2011





Viajar para o Chile me fez refletir sobre a necessidade de se escrever aquelas notas mentais (aquelas que a gente pensa na hora e acha que vai se lembrar de anotar depois) de extrema importância se você pretende voltar ao país, para evitar alguns problemas com choque cultural!

Por exemplo, nota 1: os ônibus no Chile saem no horário previsto, não importa se você está com uma perna dentro do ônibus e uma fora, o ônibus sairá no horário!

Nota 2: aprenda o nome das coisas de comer, pelo menos, senão você ficará como eu, se questionando se deve comer pollo (frango) pelo terceiro dia consecutivo, ou se pode comer vacuno (a parte, ou corte "lagarto" do boi), sem saber o que é vacuno!

Nota 3: ninguém fará qualquer gesto para que você entenda o que eles estão falando. Se você diz que não habla español, o problema é só seu, eles continuam repetindo a palavra e você continua não entendendo!

Nota 4: nem leve roupas de banho para nadar no Pacífico (pelo menos não no mês de maio rsrsrs), é só peso na bagagem. Eu tinha a intenção de molhar os pés, mas em Viña del Mar havia neblina às 13h da tarde, ou seja, desisti. Resolvi, então, molhar as mãos, e os dedos quase congelaram!

Nota 5: brasileiro no Chile é como pollo (frango), tem em todo lugar! (não tenho nada contra, encontrei pessoas muito muito legais).

Nota 6: cuidado com o sistema de semáforos (de verdade rsrs)!

Nota 7: os cachorros de Santiago fazem chantagem emocional para serem levados para casa, e isso quase funcionou comigo e com meus amigos!

Nota 8: balada em Santiago - no gracías! Os jovens de Santiago preferem barzinhos com mesas nas calçadas, que estão sempre cheios, mas fecham muito cedo (às 23h já não há quase nada aberto).

Nota 9: o sandwich chamado italiano tem abacate no meio do molho, mas é muito bom! :)

Nota 10: a "comida típica chilena" (leia-se caras gatinhos ;)) é muito bonita, mas pouco sociáveis!

Santiago é uma cidade muito bonita e organizada, cheia de pessoas mal humoradas, como toda grande capital. Santiago é encantadoramente marrom no outono, como aquelas cidades que vemos nos filmes. Observe por um tempo as coisas que acontecem na Plaza das Armas. Há feiras, pessoas fazendo shows com música típica, crianças, bêbados, enfim, o povo de Santiago. Passeie de ônibus, e aprecie a paisagem das montanhas, a costa do Pacífico e suas águas agitadas, a caminho de Viña del Mar, e os morros de Valparaíso, onde dizem que vivem as pessoas mais pobres da cidade! Apesar dos altos preços que o povo chileno paga por alimentação, transporte, etc, eles parecem lidar bem com a economia, e não é à toa que o Chile é o país mais estável dentre os nossos vizinhos sulamericanos!


 

2 comentários:

Miguel disse...

Belíssimas fotos, Santiago de fato, não a conheço, mas amigos me disseram que é muito bonita. Em seu post anterior disseste sobre a "Degustação de Santiago", agora pergunto, saborosa? Acredito já desconfiar da resposta. Beijo querida, logo mais estaremos de volta.

Non je ne regrette rien: Ediney Santana disse...

gostei muito desse texto, geralmente só se fala dos estados unidos, como se não tivesse mais país algum, eu que nunca sair da bahia, fico contente em conhecer o mundo pelos olhares sinceros de outros corações

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS