Mundo, mundo, vasto mundo... ou, considerações sobre Viena!

quarta-feira, 31 de agosto de 2011


Viena, a cidade que respira cultura: museus maravilhosos espalhados pela cidade, óperas, teatro, cinema ao ar livre, exposições de arte moderna em castelos deslumbrantes, enfim, programa bom é o que não falta. Minha impressão dos vienenses foi das melhores, muito simpáticos e receptivos para com os turistas. Em 1 semana em Viena, fui confundida várias vezes com espanhóis, e os austríacos ficavam decepcionados quanto eu dizia que não era espanhola, querendo a todo custo falar em espanhol comigo! 

Como toda cidade grande, Viena também tem milhares de desempregados e pedintes. Tem um sistema de transporte público quase perfeito (e a propaganda na parede do metrô diz que os vienenses aprovam!); tem Gustav Klimt por todos os lados e Mozart na caixinha de bombom (muito bom, por sinal)! 

A economia vai muito bem, obrigada, e, no meio da crise econômica europeia e luta contra a queda do euro, Viena cresce e se orgulha muito disso. Viena teve uma semana de temperaturas acima de 30ºC, em minha homenagem, que sofri tanto com o tempo instável de chove e não chove na Alemanha. Devido ao calor, o Naschmarkt me embrulhou o estômago, e andar pelos quarteirões de Hofburg parecia tortura! (exagero, claro, mas eu realmente ficava com dó dos cavalos das carruagens que esperavam turistas, plantados sob o sol!). A noite vienense é cheia de glamour e repleta de atrações e música, e posso dizer que a semana neste cidade fascinante só me deixou recordações maravilhosas!

Alexanderplatz

terça-feira, 30 de agosto de 2011

A minha história não é tão longa, e nem tão sofrida quanto à de Franz Biberkopf. Mas ela tem uma coisa em comum: a minha estória começa e termina na Alexanderplatz!

Passagem

domingo, 28 de agosto de 2011

Mais uma luz se apaga na terra para acender novamente em algum lugar do Universo desconhecido. Quem fica, lava a terra com as lágrimas, enquanto os outros rezam por todas as almas num tom uníssono, muito difícil de ouvir. E o ciclo se completa neste momento, e se inicia novamente, em algum lugar...

Mundo, mundo, vasto mundo II... ou, estamos de volta!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011


Desta vez fomos bem longe, far far away, e não é no sentido figurado, não. Desta vez fomos à Kiev, capital da Ucrânia. Para quem não sabe, os ucranianos falam a língua ucraniana, utilizam o alfabeto cirílico, as mulheres são lindas, os homens maravilhosos, a cidade é enorme, inclusive com congestionamentos, um sistema de transporte público meio ultrapassado (ônibus e trens velhos) com linhas curtas, mas suficientes. 
O Leste Europeu é fascinante, quase que "outro planeta". Kiev ainda possui marcas do comunismo na maior parte de suas ruas, no formato das casas contruídas no período de incorporação à URSS. Os edifícios na maior parte do centro da cidade são iguais devido à ideia inicial de igualdade defendida pelo comunismo. Porém, é óbvio, isto não funcionou, e alguns tomaram posse dos bens retirados de outras pessoas, que teoricamente teriam sido desapropriados para serem divididos pelo governo. Os ucranianos não estão satisfeitos com o seu país. A maioria dos jovens que estudar e trabalhar no exterior, para ter uma vida fora da Ucrânia, pois lá não veem futuro. O governo é corrupto e a moeda é bem desvalorizada (1euro = 10 hyvnia). Os ônibus não têm catraca, mas ai de quem tentar andar de graça (os próprios passageiros expulsam).


Não sei como os mochileiros fazem para viajar para a Ucrânia ou para a Rússia, mas eu sugiro que a pessoa tenha noções de russo, pois é bem complicado se locomover por lá sem conseguir ler as placas com os nomes das ruas ou das estações de metrô (eu tive uma guia ucraniana). Os quarteirões são muito parecidos e não sei se inglês é o suficiente para se virar por lá.

O verão é muito bom, e neste ano chegou à 36ºC.

Os ucranianos tentem preservar seu idioma, já que o russo predomina nos países nos arredores. A Ucrânia é um país rico em história, belas paisagens e natureza. Recomendo, muito ;).



 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS