Mundo, mundo, vasto mundo II... ou, estamos de volta!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011


Desta vez fomos bem longe, far far away, e não é no sentido figurado, não. Desta vez fomos à Kiev, capital da Ucrânia. Para quem não sabe, os ucranianos falam a língua ucraniana, utilizam o alfabeto cirílico, as mulheres são lindas, os homens maravilhosos, a cidade é enorme, inclusive com congestionamentos, um sistema de transporte público meio ultrapassado (ônibus e trens velhos) com linhas curtas, mas suficientes. 
O Leste Europeu é fascinante, quase que "outro planeta". Kiev ainda possui marcas do comunismo na maior parte de suas ruas, no formato das casas contruídas no período de incorporação à URSS. Os edifícios na maior parte do centro da cidade são iguais devido à ideia inicial de igualdade defendida pelo comunismo. Porém, é óbvio, isto não funcionou, e alguns tomaram posse dos bens retirados de outras pessoas, que teoricamente teriam sido desapropriados para serem divididos pelo governo. Os ucranianos não estão satisfeitos com o seu país. A maioria dos jovens que estudar e trabalhar no exterior, para ter uma vida fora da Ucrânia, pois lá não veem futuro. O governo é corrupto e a moeda é bem desvalorizada (1euro = 10 hyvnia). Os ônibus não têm catraca, mas ai de quem tentar andar de graça (os próprios passageiros expulsam).


Não sei como os mochileiros fazem para viajar para a Ucrânia ou para a Rússia, mas eu sugiro que a pessoa tenha noções de russo, pois é bem complicado se locomover por lá sem conseguir ler as placas com os nomes das ruas ou das estações de metrô (eu tive uma guia ucraniana). Os quarteirões são muito parecidos e não sei se inglês é o suficiente para se virar por lá.

O verão é muito bom, e neste ano chegou à 36ºC.

Os ucranianos tentem preservar seu idioma, já que o russo predomina nos países nos arredores. A Ucrânia é um país rico em história, belas paisagens e natureza. Recomendo, muito ;).



Nenhum comentário:

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS