Mundo, mundo, vasto mundo... ou, considerações sobre Viena!

quarta-feira, 31 de agosto de 2011


Viena, a cidade que respira cultura: museus maravilhosos espalhados pela cidade, óperas, teatro, cinema ao ar livre, exposições de arte moderna em castelos deslumbrantes, enfim, programa bom é o que não falta. Minha impressão dos vienenses foi das melhores, muito simpáticos e receptivos para com os turistas. Em 1 semana em Viena, fui confundida várias vezes com espanhóis, e os austríacos ficavam decepcionados quanto eu dizia que não era espanhola, querendo a todo custo falar em espanhol comigo! 

Como toda cidade grande, Viena também tem milhares de desempregados e pedintes. Tem um sistema de transporte público quase perfeito (e a propaganda na parede do metrô diz que os vienenses aprovam!); tem Gustav Klimt por todos os lados e Mozart na caixinha de bombom (muito bom, por sinal)! 

A economia vai muito bem, obrigada, e, no meio da crise econômica europeia e luta contra a queda do euro, Viena cresce e se orgulha muito disso. Viena teve uma semana de temperaturas acima de 30ºC, em minha homenagem, que sofri tanto com o tempo instável de chove e não chove na Alemanha. Devido ao calor, o Naschmarkt me embrulhou o estômago, e andar pelos quarteirões de Hofburg parecia tortura! (exagero, claro, mas eu realmente ficava com dó dos cavalos das carruagens que esperavam turistas, plantados sob o sol!). A noite vienense é cheia de glamour e repleta de atrações e música, e posso dizer que a semana neste cidade fascinante só me deixou recordações maravilhosas!

Um comentário:

Wilson Torres Nanini disse...

Priscila,

vou te contar uma acontecer de fato.

A avó materna da minha esposa viveu em Viena na 2ª Guerra.

Era adolescente. Todos os dias, haviam treinamento antiaére: soasse o alarme, todos se afugentavam em abrigos subterrâneos.

Um dia, soou o alarme.

Ao retornar do que pensava ser um treinamento, a D. Rosa, avó de minha mulher, deparou-se com apenas uma panela, guardada até hoje como tesouro de família, único fragmento que sobrou da casa explodia por uma bomba das forças aliadas.

Abraços!

 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS