Ho ho ho atrasado, ou melhor, feliz ano novo! Ou ainda: balanço anual.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Se os outros anos foram de correria, trabalho, viagens e outras coisas que me afastam do blog por n motivos, posso dizer que, em 2013, essas correrias foram multiplicadas por 2. É difícil escrever quando se está cansada de traduzir o dia todo, imersa em dicionários, e ainda mais quando se está estudando e tem mil coisas borbulhando na cabeça. 
Graças a Deus (e ao meu esforço, claro), 2013 teve bons resultados, e espero que 2014 seja melhor ainda, inclusive para todos os leitores que chegam aqui porque gostam ou porque passam pelo google.

Aproveitem as festas de modo responsável, abracem seus familiares e amigos e seus animaizinhos de estimação. Desejem o bem aos outros de coração. Coisas boas atraem coisas boas! E assim a gente vai fazendo um ano novo melhor e mais feliz. Às vezes a gente não percebe, mas sempre há felicidade escondida pelos cantinhos e nas situações mais simples de nossa vida. Um beijão e até o ano que vem! ;)




Paisagem XXVII - Marcas

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

A velhice nada mais é que uma flor já prestes a murchar. As pétalas perdem a vivacidade da cor, e vão se tornando amarelas. A pele, antes rígida, agora é fina, sensível, e deixa transparecer as veias, também sensíveis, como se estivessem prestes a romper. As mãos, antes ágeis, agora tremem e a fragilidade transborda pelos dedos inseguros. Os rostos são serenos. A sabedoria traz a serenidade, a conformação sobre tudo o que não se pôde mudar em uma vida, fossem quais fossem as razões. A velhinha  à minha frente lê um livrinho escrito "poesias para o irmão". Aposto que não é para o irmão dela, deve tê-lo achado escondido ou perdido por aí. Penso que eu, quando minha pele estiver tão fina, e eu tiver o semblante tão sereno, assim, passeando numa tarde de domingo, talvez me acompanhe um Baudelaire, que eu encontrarei perdido no fundo de minha bolsa, enquanto alguém também escreve sobre as marcas que o tempo deixara em meu corpo.

É Natal!

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

É Natal em São Paulo. Não é Natal em Kiev, a capital ucraniana em clima de protestos. Na Alemanha é Natal com direito a Weihnachtsmärkten. Na casa de minha amiga é Natal com ceia chique e bebê novinho, acabado de sair do forno. Na minha casa é Natal com árvore branca e vermelha, da cor da roupa do bom velhinho. Um Natal normal. Mandei presentes a 3 crianças dizendo que eu era o Papai Noel, e talvez estas crianças nem acreditem, e talvez me achem uma tonta. Na empresa é Natal de produção. Na África do Sul é Natal sem Mandela, uma grande perda. E são tantos lugares, e tantas pessoas, e tantos natais, em uma só data. E tantos sonhos, que seria necessária uma legião de bons velhinhos para dar conta. Se o mundo acreditasse neles.

Sem mais!

O filme "Eu Maior" e a eterna busca do ser humano

domingo, 1 de dezembro de 2013

Quem somos, de onde viemos e para onde vamos? Como preencher estes dias repletos de horas e de acontecimentos e de pessoas e de pensamentos? "O que importa não é a estação, mas sim como você faz a viagem", diz um dos entrevistados do filme, o filósofo Mário Sérgio Cortella. E, de fato, a única certeza do ser humano é a morte, o que faz de nós mortais conscientes de que a vida é uma passagem. Então viva. A política Marina Silva diz que, se fôssemos felizes o tempo todo, não saberíamos o que é felicidade. A ignorância é felicidade? Não perguntar é ser feliz? Adianta perguntar? Ser humano é ser feliz? Você achou as respostas? Você sabe as perguntas [certas]? Eu não. E Marina está certa. Assim como também estão certos os que dizem que a felicidade está nas pequenas coisas, nos pequenos instantes importantes e passageiros, "o resto é memória", como diz a Monja Coen. Em uma coisa todos os entrevistados concordam, cada um à sua maneira e conforme a sua realidade: é necessário conhecer a si mesmo, para descobrir, então, o que é importante para você, o que é você, o que te faz "ser" entre tantos seres, o que é a sua felicidade. Este filme é sobre mim, sobre você, sobre todos nós e a nossa eterna busca, vale a pena a bela reflexão!
Assista na íntegra aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=V0gquwUQ-b0
 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS