De mãos dadas

quinta-feira, 24 de agosto de 2017



Eu seguro firme suas mãozinhas delicadas, de dedos pequenos e macios, e juntas sigo mostrando o mundo e suas paisagens, seus desafios, suas belezas e seus mistérios. Para ela é tudo novo: cada cor, cada movimento, cada forma. Luzes e formatos, texturas que as mãozinhas tocam e sentem. E eu aprendo junto, caminho junto, toco as coisas como se fosse minha primeira vez. E é! Quando me coloco junto a ela nas descobertas, tudo acontece pela primeira vez, novamente!


Paisagem 37 - A formação do sorriso

quarta-feira, 26 de julho de 2017


Dia desses, Ingrid Maria me olhou nos olhos de forma fixa, e sem desviar o olhar, com os olhos brilhando, meio verdes como só os que ela têm, e um sorriso foi se formando no canto da boquinha banguela, aos poucos, vindo de dentro, vindo do fundo de toda a inocência, de todo do amor, de todo o reconhecimento. Eu acho que foi neste momento que eu descobri o que é o amor de mãe.

Mundo, mundo, vasto mundo! Estamos de volta...

Encerrando 2016

sábado, 24 de dezembro de 2016

2016 está acabando e eu serei mãe em 2017! Uau!
Sobre este fato inusitado e transformador que me espera para o ano que se aproxima, tenho algumas considerações a fazer.
Afora todos os comentários de amigas mamães, parentes, mães do mundo em geral sobre a maternidade, há coisas mais marcantes a serem notadas, as quais vão muito além do "ah, é maravilhoso ser mãe", "ah, é a melhor coisa que pode acontecer a uma mulher", "ouwn, toda mulher deve ser mãe!", etc. O que eu digo é, não, nem toda mulher deve e nem toda mulher quer ser mãe. Eu queria, um dia, e decidi que este dia havia chegado!
Juntamente com o susto do teste positivo, mesmo sendo uma gravidez planejada, o primeiro pensamento que me veio foi "E agora, Priscila?", "Agora vá, mesmo com medo", respondi a mim mesma.
Acontece que, com a notícia da chegada de um bebê, muita alegria se instaurou ao nosso redor, e isso me surpreendeu. A espera pelo nascimento de uma criança renova energias, laços, formam-se novos vínculos e tudo se torna tão cheio de vida quanto o bebê que cresce em seu ventre.
O que percebo, nestes meses de gestação, é muito mais que uma vida sendo gerada dentro do meu corpo: é um milagre que se expande e contagia.
É assim que concluo que a Ingrid chegará muito bem-vinda, trazendo muita alegria, surpresas e admiração, juntamente com o choro, as noites sem dormir e os sorrisos inesperados. Será tempo de novas descobertas, e tudo isto faz parte do milagre que a vida me promete para 2017. E vai ser grande!

Boas Festas a todos!!! ;)



Dos gritos silenciosos

quarta-feira, 24 de agosto de 2016


Esses dias, na fila da farmácia, um homem esbravejava na fila do caixa contra o governo, o sistema e os empresários. O tamanho da fila despertara no homem a fúria que iniciara todo o discurso. “Não contratam mais a gente em idade de serviço, contratam aposentados, para não pagaram os direitos”, dizia atrás de mim. “Empresários são assim, por isso que o Brasil não vai pra frente, é cada um por si... empresário domina tudo, só pensa em si...”. Não olhei para trás para não concordar e nem discordar. Não que eu discorde, mas acontece que, naquele dia, eu não estava para críticas. Não que ele não devesse esbravejar, mas acontece que ninguém ouve. Eu ouvia, mas fingia não ouvir. A moça do caixa também ouvia, mas fingia não ouvir. Ele estava atrás de mim, e passou suas compras de remédios logo após a minha saída. A última coisa que vi foi que ele mexia na cestinha de remédios em promoção, já em silêncio, examinando algo para dor de cabeça, em meio à fila que não o ouvia e os gritos silenciosos que calara desde então.


"Todos dizem eu te amo"

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Primeiramente, #ForaTemer (desculpem, não resisti!).
"Segundamente", não, este texto não é baseado no filme de Woody Allen.

Acontece que sempre tive dificuldade com esta frase, por acreditar que ela significa muito mais que a expressão verbal de um sentimento ou afeição. Para mim, um "eu te amo" não é cumprimento ao desligar o telefone, não é frase de apaziguamento de brigas, não é xaveco. Por isso muitas vezes sou considerada cética ou insensível, como quiserem chamar. Quando ouço um "eu te amo", logo faço uma análise profunda, que começa nos olhos do falante, passando pela expressão facial, os gestos das mãos, sobrancelhas, suor. Analiso o tom de voz, a sinceridade do olhar, a capacidade de concentração. Só então lanço o veredito sobre se há ou não amor. Se amo reciprocamente, respondo. Se tenho dúvidas, silencio. Observo os casais, as pessoas, famílias, e vejo a palavra amor se perdendo em meio às frases soltas ao vento, no xaveco mal formulado ou nos olhares desinteressados e enfadonhos. Eu acredito no amor, porém, é preciso lidar com as palavras. É preciso saber a sua força.


Paisagem 36 - Ao celular

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Ela sorria enquanto olhava o celular atenta, sentada frente a mim no banco do trem. Celular tem dessas coisas: às vezes faz sorrir, às vezes chorar, às vezes xingar. Era um sorriso sincero e divertido, talvez de uma mensagem galanteadora do "crush", ou de uma amiga engraçada que acordou de bom humor. O sorriso sincero me intrigava, e eu ficava a observá-la, imaginando o que estaria se passando naquela tela. Ela percebeu, mas continuava a sorrir, mesmo olhando para mim. Havia um abismo entre nós, comunicacional, eu diria, que não me deixava compreender a mensagem que ela passava com os olhos e com aquele sorriso. Eu estava ali, curiosa e tentando decifrar o enigma do celular, algo quase impossível. Ela sorria e ria, por dentro, da insolubilidade de seu enigma e de minha incapacidade de desviar o olhar e o pensamento. Celular tem dessas coisas, transforma seus arredores em silêncio, como numa bolha, e o seu mundo cabe naquela tela minúscula, transmutável ao toque de seus dedos. Eu estava fora, curiosa, excluída. Desci três estações seguintes. 

Paisagem 35 - A galinha do vizinho

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Foto minha!


Há alguns dias notei que uma galinha anda circulando nos telhados, de frente para minha janela. Quando ela some, geralmente desce até a casa do vizinho, ou dorme embaixo da caixa d’água de outra vizinha. A galinha é preta, e tranquila, não incomoda nem mesmo os gatos que tomam seus longos banhos de sol sobre o mesmo telhado. Hoje, após muitos dias observando-a, flagrei-me a pensar sobre a galinha: será que tem companheiras lá embaixo, que não são tão corajosas a ponto de subir e explorar os telhados? Será que é a única, em meio a este caos que é a cidade grande, onde ninguém mais cria galinhas? Seria uma galinha solitária? (tadinha! Galinhas não precisam socializar com outras galinhas?) – desculpem a minha ignorância, mas estas perguntas são verdadeiras, pois não entendo de galinhas. Acabei de olhar pela janela. A galinha está tomando sol ao lado da caixa d’água. Tive medo, por um minuto, de amanhã ou depois ela não estar mais lá, ao sol. Não conheço os vizinhos seus donos, não sei se a comerão amanhã, ou se farão alguma mandinga com o seu corpo preto (a galinha é preta). Joguei uns farelos de bolacha e ela me olha desconfiada. Ainda estou com medo de acordar e não tê-la mais na paisagem feia de minha janela: telhados velhos, caixas d’água e uma galinha preta. Melhor eu parar de pensar sobre o futuro... se nem mesmo de galinhas eu entendo!


Breve reflexão sobre o filme "Romance", de Guel Arraes, e a duração das paixões

sexta-feira, 15 de abril de 2016

"Eu quero a sorte de um amor tranquilo" (Cazuza)

Paixões duram no máximo três anos, diz o personagem de Wagner Moura, Pedro, no filme Romance (2008), de Guel Arraes. 

Com o enredo desenvolvido em torno da encenação da história mítica de Tristão e Isolda, Pedro e Ana (Letícia Sabatella) vivem uma bela história de paixão, amor, encontros e desencontros. É interessante notar como as paixões são tratadas no decorrer do filme. A paixão de Tristão e Isolda, cujo final trágico leva, há séculos, milhares de leitores e espectadores às lágrimas, é utilizada como parâmetro para as discussões sobre amor e paixão em nossos dias. É preciso sofrer tanto por amor? Existem amores tranquilos? O amor entre Pedro e Ana nasce puro e apaixonante. Personagens que se encaixam e se completam, prontos para viverem o romance perfeito e duradouro dos sonhos dos seres humanos. Porém, Pedro, cético e pessimista, já nos alerta desde o início: paixões duram apenas três anos.

Fadados, então, à falência do amor e à deterioração da paixão, Pedro é consumido pelo ciúmes (da carreira e da pessoa de Ana), e, como personagem de romance que é, insatisfeito com o mundo à sua volta (o herói romântico de Lukács), põe fim à história que o espectador tanto almeja que tenha um final feliz.

Por que seria tão difícil acreditar que haja amor eterno? O amor compartilhado, cultivado e alimentado pode crescer e se multiplicar, e durar. Nós, descrentes de paixão e confiança no outro, colocamos limites e barreiras. Sem querer, criamos histórias paralelas para preencher o vazio que o outro nos deixa com a sua ausência, inclusive histórias destrutivas. Muitas vezes nós mesmos ocasionamos a ausência, como acontece no filme, com o aparecimento de Orlando, personagem de Vladimir Brichta, pelo qual Ana se apaixona na ausência de Pedro em sua vida.  

E as histórias paralelas não duram, ao contrário, retomam vestígios do amor antigo,  buscando semelhanças para confortar a falta e tentar sobreviver. Histórias paralelas e, no entanto, ainda repletas de vida e de plenitude, mas que não são o enredo principal. Somos heróis de um romance boicotado por nossa própria descrença e insatisfação com o mundo e com o outro. Não aceitamos as diferenças, não compreendemos a diversidade e não discutimos mais a relação. Nossos heróis favoritos sofrem há séculos por amor, e assim seguimos, também sofrendo. Mas há uma imensa diferença entre nossa geração e a de nossos heróis: criamos nossas próprias barreiras e impedimentos; muros erguidos entre nosso coração e o mundo, na tentativa de nos protegermos da dor. Tristão e Isolda, Romeu e Julieta, Iracema e Martin, e Jack e Rose no cinema. Cantamos canções tristes, cuja beleza e sentimento comovem e causam empatia, mas não nos refletem mais.

Em tempos de “amor líquido”, fazendo referência ao sociólogo mais citado em nossa atualidade, Zygmunt Bauman, a impressão que temos é que não existem mais bases sólidas para se construir um amor duradouro. E não há paciência, nem compreensão, nem mesmo vontade de compreender. Se paixões duravam três anos, em tempos de liquidez, duram três meses: às vezes intensos, por vezes marcantes, às vezes inesquecíveis e não vividos plenamente, deixando-se cair nas histórias tristes de amores não amados. Nossas histórias se desfazem em prantos e poemas mal escritos de gaveta. São raras as histórias de amor em tempos de liquidez, mas são muitas as histórias de paixão avassaladora. 
A bela reflexão que o filme “Romance” nos traz transita entre as paixões dos homens e das artes. 
 
Somos apaixonados por histórias, por imagens, por acontecimentos, pela vida. Ao final, mais uma história de amor é escrita em meio ao sofrimento das personagens, um clichê daqueles que amamos, e ainda esperamos por um final feliz. Sempre há esperança no amor, e, em tempos de amores instantâneos e paixões sem alicerces, esta é o que ainda nos faz seres humanos!
 
 
FREE BLOGGER TEMPLATE BY DESIGNER BLOGS