A família de oito crianças e o pai vive no extremo leste de São Paulo em situação de miséria, mas há uma televisão de 29" na sala/quarto improvisada. O pai diz, todo orgulhoso, que a pagou em prestações de R$ 70,00 tirados do sustento dos seus filhos. A equipe de TV, é claro, filma tudo minuciosamente, explorando ao máximo a condição subhumana em que os "irmãos" vivem. O menino, chorando a morte da mãe, é o auge do espetáculo. "Vamos ajudá-los, é claro, em troca da exposição da tua pobreza e o esmagamento do último grão de dignidade que ainda lhe resta, você topa?" Fanfarra, festa, balões, e eis a tua casa nova. Na sala, uma TV de 32", e uma antena parabólica, para que a manipulação continue, acima da prioridade da comida dos teus filhos. Em quantos lares mais esta paisagem não se repete? A equipe de TV continua à procura de outras histórias, e não é difícil de encontrar... basta virar a próxima esquina.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
O teu texto é ótimo... em vez de comida, compra-se tv e assim segue a manipulação, mas confesso que fiquei impressionada... 8 filhos!!!!Não tenho coragem nem de ter um...
Beijos, querida e ótimo domingo.
Minha cara Priscila, infelizmente essa é a realidade de inúmeras famílias, televisores de ultima geração, muitas vezes carrinho na garagem (ou na rua), e filhos em condição de vida sub humana, e os aproveitadores filmando tudo para dar audiência e alegrias aos anunciantes.
Infelizmente este é o nosso povo, desprovido de vontades para lutar uma luta maior e exigir condições de vida melhores.
Texto oportuníssimo querida, até novamente.
Pior, Mondschein, ávidos ficam os demais, com olhos esbugalhados à frente das TVs, contemplando a miséria e a desgraça alheia. De resto, miseráveis perdem a força física e psicológica para lutar contra a miséria; depois, como miseráveis, tornam-se pedintes apáticos a espera de esmolas. Essa desgraça social faz com que o ser humano volte a ser animal e a razão não mais lhes assiste; é como cão sem dono que aguarda um prato de comida. Lastima maior é saber, e ver, que nababescos homens de TV aproveitam-se disso.
Palavras verdadeiras, comovem... Mas será que as pessoas após fazer um comentário de pena, deixam de jantar quando assistem programas de tv assim?
Postar um comentário