"Mundear"
sábado, 6 de dezembro de 2008
Um dia desses, deparei-me com os versos de Fernanda. Foi um encontro sutil, casual (se é que existe algo casual neste vasto mundo). Estavam suspensos, flutuando na página branca de Versos Perdidos, que de perdidos não possuem nada. Eles falavam de um menino, pelo mundo a mundear.
Encantada com o mundo de significados contido neste novo verbo, pedi à criadora Fernanda permissão para escrever sobre ele. Se mundear possuísse um verbete no dicionário, não caberia nesta simples página de blog.
Mundear - verbo de 1ª conjugação derivado do substantivo mundo. 1. Viver, 2. Viajar ao redor do mundo; 3. Estar em sintonia com culturas e pessoas diferentes; 4. Exercer sua função de integrante do Cosmo, estando sempre em harmonia com o Universo; 5. Apreciar a Natureza formadora desse mundo. (...)
Se mundear fosse uma ação que pudéssemos realizar, mundearíamos nas férias, ou quando estivéssemos cansados num final de semana após vários dias de trabalho incessante.
Se mundear fosse uma obrigação, como respirar, ou comer, mundearíamos todos os dias, inconscientemente, instantaneamente, pelo mundo.
Mundear, aliás, existe, acabamos de definí-lo nestas poucas linhas. Mundear abrange uma infinidade de ações que praticamos ou que deveríamos praticar para legitimar nossa "passagem" por este mundo. Mundear, talvez, em sua mais simples definição, seja fazer parte deste mundo, mundeando.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Mundear, talvez, em sua mais simples definição, seja fazer parte deste mundo, mundeando.
Tô aqui encantada diante da singularidade do teu texto.
Mundear...
acho que vc soube descrever perfeitamente o significado dessa palavra.
1. Viver, 2. Viajar ao redor do mundo; 3. Estar em sintonia com culturas e pessoas diferentes;
4. Exercer sua função de integrante do Cosmo, estando sempre em harmonia com o Universo; 5. Apreciar a Natureza formadora desse mundo. (...)
e mundear não é nada mais que isso.
Sinto-me contente
e meus versos perdidos mais ainda.
orgulho por aqui=)
Mundear
Mundo ar
Mando mar
Mudo andar
Muito há
Muto lá
Morto cá
Mito par
Minto dar
Meto miar
Municiar
No fundo
A vastidão desse mundo
Com algum mais profundo
Que se deixar ficar...
gostei do desdobramento.
um abraço.
priscila,
valeu pelas belas palavras.
um abraço forte.
:}
priscila,
valeu por isso!
fiquei mto honrado.
abraço forte.
Postar um comentário