Sobre coisas que impressionam
domingo, 18 de outubro de 2009
A literatura, às vezes, pode ser muito chocante. Às vezes, ao terminarmos um livro, corremos o grande risco de nunca mais sermos os mesmos. Como lição de casa do professor de olhos azuis, estou procurando um trecho de algum livro que tenha me chocado. É uma viagem gostosa por histórias que eu já li e que me impressionaram de alguma forma. Compartilho aqui, com vocês, somente frases de alguns desses livros os quais, depois de terminada a leitura, dificilmente continuei a ser a mesma pessoa.
"Existir é tão completamente fora do comum que se a consciência de existir demorasse mais alguns segundos, nós enlouqueceríamos."
(Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres - Clarice Lispector)
Claro que a Clarice não poderia faltar. Todos os livros dela me impressionam, pelo estilo, pelo pensamento, pelo enredo, ou seja, tudo! Ela me impressiona porque me incita a pensar!
"Ela, calmamente, brinca com uma cana-de-açúcar, seca, com uma rolha oposta ao nó da planta, e devagarinho vai-me explicando que cada relação atrai toda uma hoste de almas que quer entrar no mundo e que preside, sedenta, a todo o acto entre um homem e uma mulher."
"Cada relação incompleta, sem amor, deixa uma multidão de almas na mais profunda das desilusões."
(Perdido de Volta - Miguel Gullander)
Por que esses trechos? Porque eu acredito!
Por que este livro? Pela linguagem, pelo enredo, e por tudo o que está subentendido e escondido no grande redemoinho!
PS: Cadê o Holandês Voador???? Saudade...
"Se o diabo não existe e foi simplesmente criado pelo homem, este o fez à sua imagem e semelhança."
(Irmãos Karamazov - Dostoiévski)
Porque eu acredito!
"Acho que o universo é fruto de uma vontade. Um dia você verá que por detrás de todas essas miríades de estrelas e galáxias oculta-se uma intenção."
(O dia do Curinga - Jostein Gaarder)
Tenho certeza de que há uma intenção!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário